sábado, 6 de setembro de 2014

Instruções

Falácias são argumentos ou raciocínios que aparentam ser verdadeiros, mas não o são. Eles aparecem o tempo todo em muitos contextos, mas poucas pessoas sabem identifica-los e combate-los... Aprenda ser uma delas ;-)

OBJETIVO

O objetivo deste baralho é servir como complemento para o ensino de filosofia e ao estimulo de debates sérios e honestos. As cartas tem conselhos antiéticos, e muito do serviço que se espera com elas é ensinar as pessoas a identificarem e usarem as falacias. Por que? porque ao fazerem isso também saberão combate-las. Mesmo que a má índole talvez ganhe estimulo com tal "aprendizado", acreditamos que tais efeitos serão nulos em uma sociedade que aprender a identificar falácias (e as combater).

COMO JOGAR

Ainda estamos pensando em novos jeitos (se tiver sugestões, envie ao e-mail para cod_ulisses@hotmail.com), mas basicamente existem os 3 modos aqui descritos. Ah, e é pertinente lembrar que o QR code e links nas cartas levam a mais informações sobre as falácias, e exemplos de sua aplicação, devendo ser usados em caso de dúvidas sobre as cartas ou na tentativa de melhor entendimento. É meio obvio,  mas o ideal é que os alunos sejam apresentados ao tema antes (talvez usando o próprio baralho).

Combate de Falácias: Peça a classe que escolha um tema para ser debatido (aborto, pena de morte etc). Separe as pessoas em grupos de no minimo 3 pessoas, e dê a elas 3 cartas de falacias. Cada grupo vai ter que dramatizar um pedaço de debate sobre o tema, usando nele as falacias designadas. Obviamente, exige-se que os grupos tenham um tempo minimo para pesquisar o assunto e preparar suas "falas" falaciosas antes da dramatização.

Mímica falaciosa: Divida a classe em 2 grupos. Assim como no jogo de mimica, o grupo rival vai impor a dois membros do outro que eles dramatizem algum exemplo da falácia escolhida para os demais. As pistas não podem ser explicitas demais, nem conter embutidas o nome da falácia. O grupo "vence" quando identifica a falacia mostrada na dramatização, e explica como a identificou.

Multa de falácia: Quando alguma falácia aparecer em um debate em classe, o professor ou outros alunos podem alertar tal fato e cobrar uma "prenda" de quem a proferiu (como, por exemplo, forçar o meliante a ler a carta em voz alta para todos pedindo "perdão pelo vacilo")

CRÉDITOS

Este é um projeto conjunto do Cientista Social Nerd, Universo Racionalista, Pixelopólis e Papo de Homem.
A ideia original para este baralho partiu de Alvaro Trigo Fernandes, a partir da leitura de um artigo* publicado por Fábio Rodrigues . Como inspiração é a parte mais fácil do trabalho, Alvaro reescreveu a descrição delas de modo mais didático e aliciou Marco Sartorato para criar o desenho das cartas. Dai, começou a faze-las em Corel com a ajuda de José Airton e Erick Vieira. Além disso, teve a consultoria filosófica de Gláuber Frota e Octavio P. Machado Milliet. Como se não bastasse, ainda contribuíram na jornada Henrique KroetzJosikwylkson* * Costa BritoRoberto Lavratti , Pedro Henrique Costa e Rafael M. Gorayeb.

*Que é tradução deste material https://yourlogicalfallacyis.com
**Sim, esse nome é de verdade

LINKS E EXTRAS

Cientista Social Nerd  http://cientistasocialnerd.blogspot.com.br/
Universo Racionalista (face)   https://www.facebook.com/UniversoRacionalista
Universo Racionalista (site)  http://universoracionalista.org/
Pixelopolis  https://www.facebook.com/pages/Pixel%C3%B3polis/224163981040586?fref=ts
Papo de Homem  http://papodehomem.com.br/
Your Logical Fallacyis   https://yourlogicalfallacyis.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário